O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia (PPGMI) teve início em 1971 e recebeu credenciamento pelo Conselho Federal de Educação em 08/11/72 (parecer nº 1297/72). É ministrado nos níveis de Mestrado (Mestre em Microbiologia e Imunologia) e doutorado (Doutor em Ciências) por docentes orientadores do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP) da Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), de outros departamentos da Universidade e de outras Instituições. O PPGMI contribuiu, em seus 53 anos de existência, para a formação de inúmeros pesquisadores de prestígio nas áreas de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia e recebeu, ininterruptamente, conceito máximo de excelência (nota 7) pelas Comissões Examinadoras da CAPES. O PPGMI formou, até dezembro de 2024, mais de 950 Mestres e Doutores, entre os quais vários Doutorados diretos. O destino de nossos alunos egressos pode ser visualizado no website do Programa (http:// https://ppg-dmip.unifesp.br/). Inúmeros alunos formados são atualmente pesquisadores independentes e dirigem grupos de pesquisa produtivos na UNIFESP e em outras instituições nacionais e internacionais, evidenciando a capacidade de nucleação dos orientadores. Desde a sua criação, o Programa tem historicamente estimulado o intercâmbio de professores e alunos com outras instituições do Brasil e do exterior, proporcionando considerável enriquecimento científico ao longo dos anos.
Desde junho de 2023, o PPGMI é coordenado pela Profa. Dra. Tânia Aparecida Tardelli Gomes do Amaral, pela vice-coordenadora Profa. Dra. Rosana Puccia e pelos demais membros da Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG), a saber: Prof. Dr. Alexandre Basso, Profa. Dra. Ana Flavia Popi, Prof. Dr. José Franco da Silveira, Prof. Dr. Nilmar Moretti e o doutorando João Pedro da Silva Nunes. A CEPG é um órgão departamental constituído por 6 membros, eleitos pelos Orientadores permanentes do Programa, e um representante discente, eleito por seus pares.
Os objetivos do PPGMI são: estimular os alunos a desenvolverem raciocínio crítico e independente em sua área de concentração, mantendo-se atualizados também em áreas afins; envolver os alunos em atividades científicas de alto nível, empregando tecnologias de ponta, facilitando aos alunos o acesso aos diversos laboratórios do departamento e a colaboração com outras instituições; estimular e facilitar a colaboração com grupos internacionais e a permanência dos estudantes em laboratórios de ponta no exterior por meio de programas sanduíche; estimular a vinda de pesquisadores visitantes e estudantes internacionais para o Programa; encurtar o tempo de formação do Doutor, estimulando a passagem direta do mestrado para o doutorado; valorizar a qualidade do trabalho desenvolvido, de forma que possa ser publicado em revistas de ótimo nível de impacto; formar profissionais capazes de exercer atividades de pesquisa e ensino não apenas em Universidades e Institutos/Fundações, mas também capazes de utilizar seus conhecimentos na inovação e desenvolvimento tecnológico da iniciativa privada. Para atingir estes objetivos, criaram-se condições criteriosas de admissão e de qualificação dos alunos. Os exames de admissão ocorrem duas vezes ao ano.
Os objetivos do Programa têm se adaptado às mudanças ocorridas nos últimos anos no país, às demandas dos estudantes e da própria Capes. As ações de internacionalização cresceram e o perfil do profissional tem se modificado para atender as requisições atuais do mercado. As atividades de extensão têm sido muito valorizadas.
O quadro de Orientadores do PPGMI está em fase de renovação em vista de um grande número aposentadorias e/ou falecimentos de pesquisadores renomados nos últimos anos. Até o final de 2025, estaremos com 10 novos orientadores permanentes credenciados para compor e revigorar o PPGMI.
Coordenadores do PPGMI:
Luiz R. Trabulsi: 1971 - 1977
Chloé Camba Musatti: 1978 - 1983
Luiz R. Travassos: 1983 – 1992
Nobuko Yoshida: 1993 - 1995
Clara Lúcia Barbiéri Mestriner: 1995 - 1998
Sergio Schenkman: 1998 - 2003
Beatriz A. Castilho: março a maio de 2003
José Daniel Lopes: 2003 – 2007
Renato de Arruda Mortara: 2007 – 2010
Renato de Arruda Mortara: 2010 – 2012
Rosana Puccia: 2013-2017
Renato de Arruda Mortara: 2017-2020
Elaine G. Rodrigues: 2021- 2023
Tânia A. T. Gomes do Amaral: 2023-atual