- As solicitações de diploma serão recebidas pela CaPGPq apenas através de processo SEI.
- Solicitação de certificado com validade provisória.
- Solicitação de apressamento na emissão do diploma.
- O peticionamento de solicitação de diploma deve ser realizado de forma semelhante ao peticionamento de documentação de finalização (Repositório Institucional), preferencialmente pelo interessado.
- O atendimento por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) permanecerá apenas para eventuais dúvidas, atendimento de egressos de PPGs inativos e comunicação de pendências nos processos.
Etapa 1: Pré-requisitos
(Responsáveis: egresso(a) e PPG)
- estar com o cadastro de usuário externo no SEI ativo e liberado
- não possuir nenhuma pendência no PPG
- estar com o título homologado, inclusive no sistema acadêmico (situação “formado”);
- Tese no Repositório Institucional: a tese do aluno deve ter sido depositada com sucesso no Repositório Institucional: https://repositorio.unifesp.br/ .
- Documentação de Finalização: entregue ou enviada para a CaPGPq de acordo com a IN vigente na homologação do título, exemplos: Termo de Autorização de Divulgação Eletrônica, Carta do orientador atestando versão final, Atestado de Conclusão.
- Créditos: o egresso(a) precisa estar quite com a quantidade mínima exigida para seu nível e com a(s) disciplina(s) obrigatória(s) de seu curso/PPG.
- Proficiência em idioma estrangeiro: o(s) idioma(s) devem estar lançados no sistema conforme exigência de cada programa/nível.
Não é necessário anexar documento que comprove os itens acima no processo SEI de solicitação de diploma.
Etapa 2: Peticionamento no SEI
Responsáveis: Egresso(a) com apoio do PPG
- Cumpridos os pré-requisitos, o PPG autoriza e acompanha o(a) egresso(a) na abertura do processo no SEI para solicitar seu diploma.
- o processo deve ser aberto na unidade SEI do PPG cursado.
- tipo de processo: PROPGPQ: REQUERIMENTO DE DIPLOMA DE [nível correspondente]
- O processo deve mantido sempre no nível de acesso restrito (Hipótese legal: Informação Pessoal Art. 31 da Lei no 12.527/2011), bem como todos os documentos que serão inseridos.
- Todos os documentos externos devem ser incluídos no formato pdf. Arquivos de imagem serão recusados.
- à critério do PPG, o processo também pode ser elaborado pela secretaria do PPG.
Etapa 3: Inclusão de documentos
1º Formulário de Requisição de diploma
- Escolher o documento adequado ao seu nível (mestrado acadêmico ou profissional ou doutorado)
- Atenção ao email preenchido no formulário, ele será o único meio de comunicação com o aluno, inclusive para informá-lo sobre a retirada quando o diploma estiver pronto
- Naturalidade é o município e estado de nascimento, não confundir como nacionalidade
- O documento deve ser assinado pelo solicitante (egresso(a)).
- Em caso de egresso(a) falecido(a), a requisição deverá ser assinada pelo familiar e anexar documento de identificação pessoal e comprovante de parentesco.
2º Certidão de Casamento ou Nascimento
- O documento deve estar completo e legível, principalmente o nome, e o local (município) e data de nascimento
- Deve possuir todas as eventuais averbações e anotações (geralmente no verso)
- Atenção: O diploma será emitido exatamente com nome, o local e data de nascimento queconstarem na certidão enviada. O estado civil é indiferente para a emissão do diploma.
- Para egresso(a) estrangeiro(a) com documento em português o procedimento é o mesmo.
- Para egresso(a) estrangeiro(a) com documento em outro idioma é necessário incluir atradução juramentada da certidão além da digitalização do documento original.
- Para egresso(a) naturalizado(a) incluir também a Portaria Interministerial de Naturalização.
3o RG (ou Carteira de Conselho de Classe ou CRNM/RNE)
- O documento deve estar completo e legível, frente e verso, principalmente a data de expedição, o órgão expedidor e o número do RG.
- Atenção: O diploma será emitido com o número de RG e órgão expedidor que constarem no documento enviado.
- Para estrangeiros deve ser apresentado o CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratório) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) nas mesmas condições acima. Não há problema se o documento estiver fora do prazo de validade, mas não é aceito o protocolo de solicitação.
4º Diploma de Graduação
- O diploma deve ser digitalizado frente e verso, de forma completa e legível, inclusive as assinaturas e número de registro.
- Caso não haja informação no verso, digitalize-o mesmo assim o verso em branco.
- Para diplomas em idioma estrangeiro, além do documento original deve ser incluída a sua tradução juramentada.
5o opcional: Pedido de Certificado ou Apressamento
- para casos de comprovada urgência, o egresso pode anexar ao processo documento(s) que justifiquem sua necessidade do certificado provisório/apressamento enquanto o diploma não é liberado.
- Verifique as orientações oficiais:
Art. 9o A solicitação de apressamento do diploma ou certificado de conclusão deve ser feita pelo(a) egresso(a) de pós-graduação diretamente a sua CaPGPq e será atendida somente mediante comprovação documental de uma das seguintes situações no momento da solicitação:
I - posse em concurso público, com edital que exija exclusivamente o diploma/certificado;
II - contratação por empresa pública ou privada, comprovada por documento do empregador ou edital que exija
exclusivamente o diploma/certificado;
III - aprovação em curso de pós-graduação, com lista de classificação e edital que exija exclusivamente o diploma/certificado;
IV - concessão de bolsas ou financiamentos, com edital que exija exclusivamente o diploma/certificado; e
V - progressão ou titulação, com documento da instituição que exija exclusivamente o diploma/certificado.
Art. 10o Os prazos estabelecidos para cada solicitação serão, a contar da confirmação da veracidade dos documentos recebidos pela Divisão de Certificados e Diplomas da ProPGPq:
I - Até 60 (sessenta) dias úteis para expedição e registro do diploma;
II - Até 30 (trinta) dias úteis para apressamento do diploma; e
III - Até 7 (sete) dias úteis para o certificado de conclusão.
Etapa 4: Conferência e inclusão do Atestado de Conclusão
Responsáveis: PPG com apoio do aluno
Cumpridos os pré-requisitos e inseridos os documentos, é necessário que o PPG inclua no processo o Atestado de Conclusão de Curso, no qual o programa atesta que o(a) egresso(a) está quite e apto(a) a solicitar seu diploma.
Atenção:
- Para evitar à criação de processos intercorrentes (que não são aceitos pela ProPGPq), caso esteja faltando algum documento do(a) egresso(a), sugerimos que o mesmo seja incluído pelo PPG;
- Não incluir o histórico acadêmico do(a) egresso(a) no processo;
- Não remeter o processo para outra unidade que não seja indicada abaixo.
Assim, o processo estará pronto para ser remetido para a Câmara de Pós-Graduação da EPM. Unidade no SEI: CÂMARA PÓS-GRADUAÇÃO - EPM
Etapa 5: Conferência pela CaPGPq
Responsáveis: Câmara de Pós-graduação e Pesquisa EPM com o apoio do PPG.
Nesta etapa, o processo será recebido na Câmara de Pós-graduação e Pesquisa, conferido, e os dados do aluno serão atualizados no SIU conforme documentos presentes no processo.
Se identificada alguma pendência, o processo será devolvido para a unidade do PPG no SEI e os apontamentos enviados por email.
Será emitido o histórico acadêmico atualizado e anexado ao processo.
O processo será então remetido à Seção de solicitação de Diploma, na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa para a emissão do documento.
Etapa 6: Emissão e Registro do Diploma
Responsáveis: Seção de solicitação de Diploma com o apoio da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa.
- Recebido o processo na seção de solicitação de diploma, a documentação será conferida e será iniciada a emissão e registro do diploma. O prazo para que o diploma seja disponibilizado para a retirada é de 60 dias úteis (descontados finais de semana, feriados e recesso).
- O diploma pronto será enviado via malote para a Câmara de Pós-graduação da EPM.
Etapa 7: Retirada do diploma
Responsável: Câmara de Pós-graduação e Pesquisa EPM
Recebido o diploma através do Setor de Protocolo, o documento será brevemente conferido e o aluno receberá via email (no endereço preenchido no Formulário de Requisição de Diploma no processo SEI) todas as informações necessárias para realizar a retirada do diploma.
Casos Especiais:
- Requisições de egressos de PPGs extintos serão providenciadas pela Câmara de Pós-graduação e Pesquisa EPM, através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
- Pedidos de 2a via de diploma: além dos documentos do procedimento padrão (exceto o Atestado de Conclusão), anexar no processo o modelo preenchido e assinado dessa solicitação disponível no site da ProPGPq (em formato pdf)
e
- por furto, perda, extravio: anexar o boletim de ocorrência; ou
- por dano, mudança de nome: entregar o documento original (ou as partes dele) presencialmente na Câmara de Pós-graduação EPM.
Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.