O exame de proficiência em língua inglesa será obrigatório aos(às) estudantes regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia.
Serão aceitos, como comprovação de exame de proficiência em língua estrangeira, os seguintes certificados, obtidos há até cinco anos da data da matrícula no programa:
I. TOEFL IBT (Internet-Based Testing): mínimo de 72 pontos;será aceito o MyBest scores to TOEFL iBT;
II. TOEFL ITP (Institutional Testing Program): mínimo de 543 pontos;
III. IELTS (International English Language Test): mínimo 6, sendo que cada banda (listening, reading, writing e speaking) deverá ter nota mínima cinco;
IV. Certificado de Cambridge: nível mínimo B2, sem prazo de validade;
V. DET (Duolingo English Test): mínimo de 105 pontos;
VI. Versátil Idiomas: nível B1 para mestrado e B2 para doutorado.
O certificado de proficiência em inglês deverá ser entregue na secretaria do programa até 6 (seis) meses após a data da matrícula. Os estudantes com certificados já aceitos e cadastrados são considerados habilitados. O estudante de doutorado, cujo certificado de proficiência da língua inglesa já havia sido cadastrado no mestrado, deve reapresentá-lo no ato da matrícula e estará isento de outro exame. Estudantes de doutorado com título de mestre de outros programas deverão apresentar certificado no ato da matrícula para a aprovação pela CEPG. Se considerado necessário pela CEPG, estes estudantes deverão seguir as normas constantes nos
Para os alunos matriculados até junho de 2023 que ainda não entregaram o certificado, estabelece-se como prazo máximo de entrega em 31 de dezembro de 2023. Os casos omissos serão resolvidos pela CEPG do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia.
RESOLUÇÃO PARA EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA RESOLUÇÃO Nº 01/2023