Dr. Marcelo Ribeiro da Silva Briones

Título: Professor Adjunto
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0018992452321910

Bacharelado, Biologia, Universidade de São Paulo.
Mestrado, Parasitologia, Universidade de São Paulo.
Doutorado, Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.
Pós-Doutorado, New York University, USA.

Nosso laboratório investiga cinco problemas científicos nas áreas de Genômica de microorganismos e Biologia Teórica:

1. A origem da diversidade de genótipos do Trypanosoma cruzi utilizando probabilidades condicionais (Bayesianas) em filogenias e redes evolutivas.
  2. A origem evolutiva do Trypanosoma cruzi dentro dos protistas e a radiação de famílias gênicas incluindo possíveis eventos de transferência horizontal de genes de bactérias.
  3. A genômica mitocondrial como marcador de microdiversidade de Candida albicans e suas implicações em surtos de infecção hospitalar.
  4. A distribuição de alelos do genes humanos da dectina e receptores Toll 2 e Toll 4 e sua correlação com a susceptibilidade e resistência à infecção hospitalar por Candida albicans.
  5. A falência do modelo de Hardy-Weinberg associado ao teste de Chi-quadrado e sua substituição por funções de auto-correlação como definidores do equilíbrio neutro e assintótico de frequências de alelos na genética de populações.

A linha de pesquisa referente aos problemas 1 e 3 se consolidou com projeto financiado pelo Howard Hughes Medical Institute. A linha 2 com projeto da World Health Organization (WHO) e a linha 4 via projeto temático FAPESP em colaboração com o Prof. Arnaldo Colombo (EPM-UNIFESP). A linha 5 se estabeleceu com projeto universal CNPq de 2007 em colaboração com o Prof. Franciso Bosco que atua na área da Física Teórica (mecânica estatística e termodinâmica do não-equilíbrio).

Publicações recentes

1. Bartelli, T.F., Ferreira, R.C., Colombo, A.L. and Briones, M.R.S. (2013) Intraspecific comparative genomics of Candida albicans mitochondria reveals non-coding regions under neutral evolution. Infection, Genetics and Evolution, 14: 302-312.
  2. Bosco, F., Castro, D. and Briones, M.R.S. (2012) Neutral and stable equilibria of genetic systems and the Hardy-Weinberg Principle: Limitations of the Chi-Square Test and advantages of auto-correlation functions of allele frequencies. Frontiers in Genetics, 3: 276.
  3. Ferreira, R.C. and Briones, M.R.S. (2012) Phylogenetic evidence based on Trypanosoma cruzi nuclear gene sequences and information entropy suggest that inter-strain intragenic recombination is a basic mechanism underlying the allele diversity of hybrid strains. Infection, Genetics and Evolution, 12: 1064-1071.
  4. Cortez, C., Martins, R.M., Alves, R.M., Silva, R.C., Bilches, L.C., Macedo, S., Atayde, V.D., Kawashita, S.Y., Briones, M.R.S. and Yoshida, N. (2012) Differential infectivity by the oral route of Trypanosoma cruzi lineages derived from Y strain. PLoS Neglected Tropical Diseases, 6: e1804.
  5. Souza, A.C., Ferreira, R.C., Gonçalves, S.S., Quindós, G., Eraso, E., Bizerra, F.C., Briones, M.R.S. and Colombo, A.L. (2012) Accurate identification of Candida parapsilosis (sensu lato) by use of mitochondrial DNA and real-time PCR. Journal of Clinical Microbiogy, 50: 2310-2314.

Lista completa de publicações e citações

Cursos

1. Coordenador do curso Bases Teóricas da Evolução, para a pós-graduação do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia e Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP.
  2. Coordenador do curso de Bioinformática do programa de graduação em Tecnologias em Saúde da UNIFESP.
  3. Docente do curso Introdução à Biologia Molecular do programa de pós-graduação do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UNIFESP.
  4. Docente do curso de Microbiologia do programa de graduação em Ciências Biomédicas da UNIFESP.