ptenes

Exames de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia

(PPGMI) da EPM-Unifesp

A Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG) deliberou que os exames de Ingresso na Pós- Graduação de agosto de 2024 serão realizados de FORMA PRESENCIAL, nas datas abaixo.
Exame de Ingresso no Mestrado e Doutorado direto (etapa 1): 05/08/2024 (segunda-feira), das 8h30 min às 13h30 min.
Exame de Ingresso no Doutorado e Doutorado direto (etapa 2): 19/08/2024 (segunda-feira), das 8h30 min às 13h30 min.

O(a) candidato(a) somente poderá realizar os exames de ingresso em acordo com um Orientador(a) credenciado(a) no programa (https://ppg-dmip.unifesp.br/programa/orientadores), o qual deverá assinar uma autorização do Orientador(a) para a realização dos exames.
Período de inscrição: de 24 de junho a 26 de julho de 2024

LOCAL DO EXAME: ANFITEATRO NELSON F. MENDES (Rua Botucatu, 862, 4º andar)

EXAMES DE INGRESSO
Os(as) estudantes poderão ingressar no PPGMI em nível de Mestrado, Doutorado ou diretamente em nível de Doutorado (Doutorado direto) mesmo sem o título de Mestre. Serão realizados dois exames de ingresso no PPGMI, a saber, exame de ingresso no Mestrado e
Doutorado direto (etapa 1) e exame de ingresso no Doutorado e Doutorado direto (etapa 2), ambos oferecidos semestralmente. Exames adicionais, em fluxo contínuo, poderão ser realizados a critério da CEPG. Caso seja reprovado(a), o(a) estudante poderá fazer outros exames oportunamente. Para estudantes estrangeiros(as), as provas de ingresso poderão ser respondidas em português ou inglês.
O(A) estudante interessado(a) no PPGMI deverá inicialmente ser aceito(a) por um(a) Orientador(a) credenciado(a) no Programa, que poderá exigir a realização de um estágio prévio e carta de recomendação. Não há número pré-fixado de vagas. O(A) estudante pode conhecer as linhas de pesquisa dos(as) Orientadores(as) e entrar em contato com aqueles de sua preferência para verificar a sua disponibilidade.
Os(As) candidatos(tas) interessados(das) em realizar os Exames de Ingresso na Pós- Graduação do PPGMI deverão inscrever-se por meio de um e-mail endereçado à Dra. Tânia A. Tardelli Gomes do Amaral (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) anexando a autorização do Orientador(a) preenchida e assinada, além do comprovante/certificado do término do curso de graduação (para Mestrado ou Doutorado Direto) ou comprovante/certificado do título de Mestre (para Doutorado).

Os alunos que habitam em outro estado, país, ou em cidades do estado de São Paulo situadas a uma distância maior ou igual a 150 km da capital podem solicitar, no ato da inscrição, a análise de pedido de realização de exame à distância. Essa solicitação só será avaliada se a inscrição for feita em até 20 (vinte) dias antes da data limite de inscrição e mediante o envio de comprovante de residência.

Estão aptos a realizar o Exame de Ingresso no Mestrado e Doutorado direto (etapa 1) os(as)
candidatos(as) que:
1. ainda não estejam matriculados no Programa;
2. já possuam comprovante/certificado do término do curso de graduação;
3. já possuam um(a) Orientador(a) disponível do Programa.

A prova de ingresso é a mesma para Mestrado e Doutorado direto (etapa 1) e constará de 10 questões de conhecimentos básicos, sendo uma em inglês e uma a ser escolhida pelo candidato abrangendo um dos tópicos das áreas de concentração do Programa, seguindo a ementa e a bibliografia recomendada.
Estão aptos a realizar o Exame de Ingresso no Doutorado e Doutorado direto (etapa 2) os(as) candidatos(as):

1. que já possuem o título de Mestre obtido em programa de pós-graduação stricto sensu aprovado
pela CAPES e avaliado favoravelmente pela CEPG - no caso de Doutorado;
2. aprovados(as) com nota igual ou superior a sete (7,0) no Exame de Ingresso no Doutorado direto
(etapa 1) – no caso de Doutorado direto;
3. cursando o Mestrado do PPGMI e que, em acordo com os(as) respectivos(as) Orientadores(as),
desejam realizar o Doutorado direto sem defender o Mestrado. O prazo para a passagem para o
Doutorado direto será de, no máximo, 17 meses após a data da matrícula no Mestrado.
4. que já possuem um (a) Orientador(a) disponível do Programa.

O Exame de Ingresso no Doutorado e Doutorado direto (etapa 2) será dissertativo e baseado na interpretação de figuras de trabalhos científicos. Os(as) candidatos(as) que apresentarem desempenho satisfatório na prova escrita serão convocados(as) para uma entrevista com membros da CEPG, os quais emitirão uma nota final com base no desempenho demonstrado na prova escrita e na entrevista.
Os exames de Ingresso na Pós-Graduação serão avaliados sob a responsabilidade da CEPG e Orientadores(as) do PPGMI, os(as) quais definirão os critérios de correção.
As notas finais serão divulgadas ao término do processo, sendo que recursos poderão ser solicitados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 5 dias após a divulgação dos resultados.
Caberá ao(à) candidato(a) o direito de rever as suas próprias provas. As provas corrigidas poderão ser consultadas pelos(as) Orientadores(as) e candidatos(as) na presença de um membro da CEPG do Programa em até 5(cinco) dias após a divulgação dos resultados. O desempenho (nota) do(a) estudante servirá de base para distribuição das bolsas disponíveis no Programa, cujo número varia com a época do ano, de acordo com o fluxo de reposição.

Links úteis:
Autorização de seu orientador(a).
Bibliografia referente à prova de ingresso (Mestrado e Doutorado Direto - etapa 1) , atualizada em junho de 2023.